Voltar para lista de notícias

Atletas do Time SP Paralímpico se destacam no Mundial de Atletismo em Paris e Brasil sobe no quadro de medalhas

Primeiro lugar no pódio de Beth Gomes no arremesso de peso F53 e de Claudiney Batista no lançamento de disco colocam Brasil na terceira colocação

julho - 2023
Beth está segurando bandeira com os braços abertos, ela está visivelmente emocionada.

Foto: Alessandra Cabral/CPB

Em sua primeira prova no Mundial de Atletismo de Paris, Beth Gomes, atleta do Time São Paulo Paralímpico, bateu recorde mundial e conquistou medalha de ouro na modalidade arremesso de peso classe F53. A disputa aconteceu nesta quarta-feira (12) e a atleta arremessou o peso em 7,75m, batendo seu próprio recorde da prova, que era de 7,16m.

Também atleta do Time SP, Claudiney Batista venceu no lançamento de disco da classe F56, alcançando o bicampeonato mundial da categoria ao atingir a marca de 46,07m e conquistar o primeiro lugar do pódio. Batista havia sido campeão após o ouro na prova em Dubai, em 2019.

Com os dois destaques, o Brasil sobe para a terceira posição no quadro geral de medalhas e quem lidera o ranking é a China. O Mundial de Atletismo de Paris é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e acontece de 8 a 17 de julho. Ao todo, 51 atletas brasileiros competem no Mundial e, desses, 25 são representantes do Time SP.

O Time São Paulo Paralímpico 2023 foi criado e é patrocinado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, o governo de SP destina R$ 6 milhões em recursos para manter 106 atletas de 14 modalidades. Eles representam o estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.