Voltar para lista de notícias

Governo de SP doa equipamentos de acessibilidade para o Rio Grande do Sul

Fundo Social destinou cadeiras de rodas e cadeiras para banho às vítimas

maio - 2024

autoridades em depósito do Fundo Social, ao fundo caminhão aberto e à frente deles uma cadeira de rodas

O Governo de SP encaminhou nesta terça-feira (7) um lote específico de donativos às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Trata-se de 125 cadeiras de rodas, incluindo para crianças, para pessoas obesas, doadas pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), que fabrica e recondiciona itens de acessibilidade com mão de obra de egressos do sistema penitenciário.

A doação ocorre a partir do esforço da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de buscar equipamentos como cadeiras de rodas e cadeiras de banho, que possam ajudar as pessoas com deficiência e com baixa mobilidade que estão desabrigadas no estado gaúcho.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, juntamente com diretores da FUNAP promoveram entrega dos equipamentos à primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Cristiane Freitas, no depósito do Fundo Social, localizado no Jaguaré.

Para o secretário da SEDPcD é fundamental dedicar atenção às pessoas com deficiência vítimas deste tipo de tragédia. “Toda nossa solidariedade ao povo gaúcho, em especial às pessoas com deficiência. Muitas pessoas perdem seus recursos de acessibilidade na urgência provocada por esta situação tão dramática. Estamos dialogando com outras entidades visando conseguirmos novas doações incluindo andadores, muletas, bengalas e demais itens de ajuda às pessoas com deficiência”.

A FUNAP fez, ainda, a doação de cem camas para pets diante das cenas de resgate de numerosos animais também afetados pelas inundações das cidades gaúchas.

As doações estão concentradas na sede do FUSSP em São Paulo, no bairro do Jaguaré. Até o momento, o Governo de São Paulo já enviou ao Rio Grande do Sul mais de 52 toneladas de suprimentos essenciais como água potável, colchões e cobertores.