Parques Estaduais recebem atividades da Virada Inclusiva durante o fim de semana

Trilha monitorada e acessível, identificação de animais por tato e audição, caixa sensorial e jogos lúdicos sobre educação ambiental fizeram parte da programação nos Parques Estaduais Ecológico do Tietê e do Jaraguá, na Capital, e do Juquery em Franco da Rocha

dezembro - 2023
pessoas em trilha

Pessoas em trilha monitorada.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) realizou, no último fim de semana (2 e 3/12), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e com a Fundação Florestal, uma série de atividades inclusivas nos Parques Ecológico do Tietê e no Estadual do Jaraguá, na Capital, além de no Parque Juquery, em Caieiras, na Região Metropolitana. A ação fez parte das atividades da Virada Inclusiva 2023, desenvolvida pela SEDPcD desde 2010 e que este ano trouxe o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais”.

No Parque Ecológico do Tietê, na zona Leste, foi oferecido aos participantes a oportunidade de identificar plantas e ervas pelo tato e pelo olfato através da Trilha dos Sentidos. Outra atividade de destaque é a Caixa Sensorial, onde o participante insere a mão em uma caixa fechada a fim de identificar o conteúdo pelo tato. Outra estação interessante é a Pesca Reciclável, jogo lúdico em que o participante, usando uma vara, pesca lixos comumente encontrados nos rios e dão o destino adequado para a reciclagem.

Além disso, foi possível fazer uma trilha monitorada, em área restrita do parque, durante 40 minutos. No trajeto, foram abordados os seguintes assuntos: a história do parque, fauna e flora e tráfico de animais silvestres. A trilha, larga e de terra, é acessível às pessoas cadeirantes, desde que acompanhadas.

No Parque Estadual do Jaraguá o destaque fica por conta da Trilha do Silêncio, que é inclusiva para pessoas com deficiência por meio da disponibilização da cadeira Julietti. A trilha conta com aproximadamente 500 metros que dão acesso ao avistamento de animais como quatis, esquilos, macacos-prego, saguis e lagartos, entre outros. Atividades similares foram disponibilizadas pelo Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, que conta com trilha acessível por meio da disponibilização da cadeira Julietti, além da oferta de intérprete de Libras.

“Começamos hoje a Virada Inclusiva, que vai até o dia 10 de dezembro. Agradeço a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente por apoiar os eventos nos Parques Estaduais. Teremos atividades em todo o estado de São Paulo, por meio da própria secretaria, e através de entidades parceiras, como o SESC, a Unicamp, a USP, as APAES e as vinte prefeituras que estão participando desta edição. Esperamos que o público aproveite a programação”, comenta o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A abertura da Virada Inclusiva 2023 aconteceu no domingo (3), às 10h, na Avenida Paulista, reunindo diversas atrações culturais e esportivas.