Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência marca presença em abertura do curso de acessibilidade cultural do Sesc

Curso capacita profissionais da área cultural sobre inclusão nos projetos

abril - 2024
fotografia de mãos tocando obra tátil, uma fotografia com pontos em relevo

Fotografia tátil, acessibilidade em exposição fotográfica

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve presente na abertura do curso online “Acessibilidade e Gestão Cultural – Teorias e Práticas Anticapacitistas” do Sesc-SP, que teve início nesta segunda-feira (29) e se encerra em 12 de agosto.

Promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o curso aborda temas como planejamento e orçamento para a acessibilidade, acessibilidade no cinema e criação de projetos nas mais diversas áreas: dança, poética, artes cênicas, música, exposições, artes visuais, literatura, entre outros. Além disso, também debate sobre tecnologia assistiva e comunicação acessível, pautas que também integram as ações da SEDPcD.

O secretário Marcos da Costa reforçou a importância da acessibilidade no meio cultural para a inclusão e participação plena de pessoas com deficiência. “A acessibilidade cultural não é apenas uma questão de adaptação física, mas sim um compromisso com a inclusão e a diversidade. Ao promovermos espaços culturais acessíveis, estamos construindo uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos têm o direito de participar da vida cultural. Este curso do Sesc é um passo importante nessa direção, capacitando gestores e profissionais para tornar a cultura acessível a todos”, disse ele.

Também participaram da abertura a gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Andréa Nogueira, a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

O curso é direcionado à qualificação de gestoras e gestores da área cultural em instituições públicas, privadas, coletivos e ONGs, assim como educadores, artistas, fornecedores de recursos de acessibilidade, profissionais independentes, pessoas com e sem deficiência que atuam no campo da acessibilidade cultural.

Mais informações aqui.