Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência prestigia evento de conscientização sobre o autismo em Leme

Seminário teve como foco discussões sobre o universo do autismo

abril - 2024

fotografia de evento em grande auditório, secretários e autoridades em palco e público sentado assistindo às palestrasNo início da noite da última sexta-feira (26), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do secretário Marcos da Costa, participou do seminário “Unidos pelo Autismo”, realizado pela Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Leme, em parceria com a Faculdade Anhanguera da região e com o Grupo Coração Azul.

Com palestras sobre saúde e informação a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o evento teve como foco o encerramento do mês de conscientização sobre o autismo.

O secretário apresentou as ações da pasta estadual e deu ênfase às ações realizadas em prol das pessoas autistas, como o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), ativo desde abril de 2023 pelo decreto estadual nº 67.634, que integra uma gama de ações do governo estadual voltadas para a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência.

Além disso, o secretário Marcos da Costa destacou a emissão das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no estado de São Paulo. O documento oficial idealizado pela SEDPcD e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) facilita a identificação da pessoa com TEA nos serviços públicos e privados em todo o território paulista.

“O Governo de São Paulo tem atuado fortemente na pauta das pessoas autistas e um exemplo disso tem sido a CipTEA. Muito mais do que um documento, ela é a chave para a inclusão, assegurando que as pessoas com TEA sejam vistas e valorizadas na sociedade. Estar aqui, caminhando em busca de uma sociedade mais inclusiva, nos faz perceber a importância de trilhar um caminho para dar mais dignidade a todos os paulistas”, ressaltou o secretário.

Além do secretário, estiveram presentes a Diretora Geral da Faculdade Anhanguera, Rosa Maria Alves Diniz; a vice-presidente da 72ª Subseção da OAB de Leme, Adriana Aparecida Remunhão Faldoni; a presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Leme, Daniele Regina de Carli; a representante da ONG Coração Azul, Bety Godoy; e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme, Érica Regina Fabris.