Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe 1º Encontro Imersivo Bengala Verde, com o tema ‘Acessibilidade e Inclusão’

Evento apoiado pelo Governo de SP reuniu autoridades, especialistas e pessoas com deficiência visual para destacar iniciativas inclusivas

abril - 2024

fotografia de evento em grande auditório, secretários e autoridades em palco e público sentado assistindo às palestrasNo último sábado (27), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), localizada no Memorial da América Latina, na capital paulista, recebeu o 1º Encontro Imersivo Bengala Verde. Organizado pela Instituição Bengala Verde Brasil, o evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a realidade de pessoas com baixa visão.

Presente na mesa de abertura, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, enfatizou a importância de conscientizar a sociedade sobre a deficiência visual. “Que este seja o primeiro de muitos encontros do Bengala Verde, que faz um trabalho fantástico de divulgação sobre a baixa visão. Conscientizar é o primeiro passo para conquistar o respeito, especialmente quando falamos em deficiências não-visíveis, e atualmente direcionamos nossos esforços para viabilizar que essas pessoas usufruam de seus direitos como cidadãos. Como exemplos das nossas ações, temos o cordão de girassol oficializado pelo governador Tarcísio de Freitas para identificar as deficiências não-visíveis, e as parcerias que firmamos com as universidades públicas para o desenvolvimento de tecnologias assistivas que visam dar qualidade de vida à essa comunidade”, disse.

O encontro contou com palestras interativas que abordaram temas como orientação e mobilidade, tecnologia assistiva, acessibilidade arquitetônica e comunicacional, empregabilidade e qualidade de vida. Além das palestras no auditório, o Museu da Inclusão recebeu estandes de exposições de tecnologia assistiva como produtos táteis desenvolvidos em impressora 3D e aplicativos de acessibilidade para smartphone, além do workshop “Beleza na Ponta dos Dedos”, que ensinou automaquiagem a mulheres com deficiência visual.