Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai preparar colaboradores da Alesp em Libras

Curso online de Libras da pasta estadual será disponibilizado a assessores de gabinetes e funcionários administrativos para fomentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva

maio - 2024

autoridades durante assinatura de documento, secretário está assinando, ao fundo, presidente da AlespA Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência está expandindo seu curso gratuito de Libras para os gabinetes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O acordo assinado nesta quarta-feira (8) destina-se a treinar 70 assessores de gabinete e funcionários administrativos não surdos da Alesp, para que consigam se comunicar efetivamente com as 592 mil pessoas que integram a comunidade surda do Estado de São Paulo.

“Esta parceria com a Alesp é um passo significativo em direção à inclusão e à acessibilidade para a comunidade surda em nosso estado. Capacitar em Libras essas pessoas que trabalham diretamente com os cidadãos paulistas não apenas promove uma comunicação mais eficaz e inclusiva, mas também demonstra nosso compromisso em garantir que todos tenham igualdade de oportunidades e acesso aos serviços públicos. É fundamental que os representantes governamentais estejam preparados para atender a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades linguísticas ou auditivas. Estamos empenhados em tornar a Libras um idioma acessível para todos e essa iniciativa é um passo significativo nessa direção”, reforça o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O curso abrange uma vasta gama de tópicos, desde os fundamentos até expressões mais avançadas da Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda. O conteúdo programático contempla os seguintes temas: O que é a Libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

“Esse é mais um avanço para a Assembleia Legislativa, casa que já tem hoje a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e agora faz esse Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual como forma de demonstrar que a inclusão faz parte dessa casa. Queremos mostrar que dentro da Alesp todos são incluídos”, afirma o deputado e Presidente da Alesp, André do Prado.

A turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo por Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.

Este curso gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. Só em 2023, foram 1,5 mil pessoas formadas. Todos os meses, a SEDPcD abre novas turmas, que são anunciadas no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.