Virada Inclusiva nos Sescs

 

06/12/2023 – Centro de Pesquisa e Formação
Atividade: Revolução Mexicana: o Direito em Tempos de Transformação Social
Resumo: Palestra com Ester Gammardella Rizzi. O livro “Revolução Mexicana: o Direito em Tempos de Transformação Social” conta como os constituintes mexicanos de 1917 reagiram à conjuntura e à produção intelectual de seu momento histórico e transformaram parte dos anseios revolucionários em texto constitucional. Com Ester Gammardella Rizzi, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. A Revolução Mexicana foi uma imensa insurreição popular – estima-se mais de um milhão de mortos entre 1910 e 1917 – contra uma realidade social injusta, violenta e desigual, fundada na concentração fundiária e em condições de trabalho degradantes. Os revolucionários formularam suas reivindicações e propostas em muitos discursos, planos, cartas, artigos de jornal e documentos normativos. Assim, além de lutar com armas, os mexicanos insurgentes disputaram as concepções sobre como o México deveria se organizar como sociedade no futuro desejado. O livro “Revolução Mexicana: o Direito em Tempos de Transformação Social” conta como os constituintes mexicanos de 1917 reagiram à conjuntura e à produção intelectual de seu momento histórico e transformaram parte dos anseios revolucionários em texto constitucional. Com Ester Gammardella Rizzi, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Atualmente é Assessora da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. É graduada, mestra e doutora pela Faculdade de Direito da USP.
Horário: 19h30 às 21h30
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo
Informações: Centro de Pesquisa e Formação (sescsp.org.br)
Evento gratuito!

19/10/2023 a 25/02/2024 – SESC 24 de maio
Atividade: 22ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Resumo: Com direção artística de Solange Farkas, curadoria de Raphael Fonseca e Renée Mboya a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil | A memória é uma ilha de edição apresenta trabalhos de artistas de gerações e origens geográficas distintas que desafiam concepções hegemônicas do tempo e da memória por meio de diversas estratégias artísticas. A exposição discute a noção de sobrevivência diante de adversidades, partindo de reflexões sobre a pandemia de Covid-19, as mudanças climáticas e os rearranjos geopolíticos de Estados-nações. A absoluta descrença em uma história movida pelo progresso, coloca artistas na urgência de imaginarem novas possibilidades de futuro. Como nas demais edições, o trabalho dos curadores tem um foco geopolítico delimitado, o Sul Global, conceito que que reúne países e povos que possuem uma história marcada pelo colonialismo e/ou neocolonialismo. Durante as convocatórias a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil também procurará alcançar inscrições de artistas provenientes de povos originários, muitos deles transfronteiriços.
Horário: Terça a sábado, das 9h às 21h Domingos e Feriados, das 9h às 18h
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Acessibilidade: Audiodescrição, Audioguia, Braille, Open Caption, Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências, Recursos Táteis, Texto Ampliado, Tradução em Libras.
Grátis – Sem retirada de ingressos.

02/12/2023 – SESC 24 de maio
Atividade: Alianças antirracistas: pessoas negras e indígenas em diálogo
Resumo: debate com Maurício Terena e Jurema Werneck. mediação de Semayat Oliveira. Na busca por uma sociedade verdadeiramente antirracista, a união de grupos historicamente marginalizados se apresenta como uma saída para superação das desigualdades e discriminações. Como as pessoas indígenas e negras podem trabalhar juntas na luta pelos seus direitos? Quais as possibilidades? E os desafios? Com Maurício Terena (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB) e Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil- ainda sem confirmação). Mediação de Semayat Oliveira (Podcast Mano a Mano e Nós, Mulheres da Periferia).
Horário: das 15h às 16h30
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

05/12/2023 – SESC 24 de maio
Atividade: Lançamento do livro Descolonizando Afetos, de Geni Núñez
Resumo: bate-papo com Geni Núñez, Deivison Nkosi e Sofia Menegon
Conversa de lançamento do livro Descolonizando Afetos (Editora Planeta), de Geni Núñez, com participação da autora, Deivison Nkosi e Sofia Menegon.
Atravessada pela poética de seu povo, a ativista indígena Guarani, psicóloga e escritora Geni Núñez promove em Descolonizando afetos um exercício de repensar a exclusividade nos relacionamentos afetivos, partilhando reflexões anticoloniais sobre o tema, tanto do ponto de vista histórico e macropolítico quanto em relação às nuances cotidianas e interpessoais. A partir de uma perspectiva original e com uma linguagem única, a autora desconstrói alguns dos equívocos mais comuns a respeito da não monogamia e desenvolve reflexões que podem servir de acolhimento a pessoas que desejam vivenciar outras formas de amar.
Geni Núñez é ativista indígena Guarani, psicóloga e escritora. Tem doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Psicologia Social (UFSC) e graduação em Psicologia. É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).
Deivison Nkosi é doutor em sociologia e professor do programa de pós-graduação em serviço social e políticas sociais da UNIFESP. É pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares, onde estuda a relação entre capitalismo e racismo, o colonialismo digital. Sofia Menegon é idealizadora da podcast Louvaadeusa e colunista da revista Claudia. Estuda relacionamentos.
Abertura musical com Anélita Núñez e Jeff Nefferkerturu.
Horário: 19h às 21h
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.

03/12/2023 – SESC Araraquara
Atividade: Futsal de Surdos
Resumo: Copa Sesc do Comércio e Serviços – Jogo exibição da modalidade de Futsal em que participarão atletas convidados das Associações de Surdos das equipes das cidades de São Carlos e Ribeirão Preto.
Horário: 13h às 16h
Endereço: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara
Acessibilidade: Tradução em Libras
Participação da Associação de Surdos de São Carlos e Ribeirão Preto.
Grátis

03/12/2023 – SESC Araraquara
Atividade: Dois Surdos e Dois Sujos
Resumo: Dois homens surdos em situação de vulnerabilidade e incompreensão do mundo ouvinte se encontram em um albergue. São sujeitos completamente diferentes. Discussões, brigas e intrigas são vividas a toda hora. Quando surgem mais dois sujeitos ouvintes no mesmo albergue, o conflito fica mais complexo; e eles precisam lidar com toda essa problemática. Teatro acessível e bilíngue. Este é um espetáculo teatral livremente inspirado na obra de Plínio Marcos “Dois Perdidos Numa Noite Suja”. Acessível e bilíngue.
Horário: 16h às 17h
Endereço: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.

02/09/2023 a 28/01/2024 – SESC Avenida Paulista
Atividade: Tornar-se ORLAN
Resumo: Exposição retrospectiva da carreira da artista francesa ORLAN. Com curadoria de Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni, o projeto traça um panorama dos quase sessenta anos de atuação da artista. Exposição retrospectiva da carreira da artista francesa ORLAN. Com curadoria de Alain Quemin e Ana Paula C. Simioni, o projeto traça um panorama dos quase sessenta anos de atuação da artista. Apresenta um conjunto de obras ilustrativas da trajetória da artista, privilegiando obras fotográficas, bem como vídeos e esculturas. A exposição pretende dar a conhecer ao público de São Paulo o considerável e tão variado trabalho artístico de ORLAN, revisitando suas principais criações e mostrando como essas derivam, em grande parte, de obras seminais que ela fez ainda muito jovem, até as mais atuais. Trata-se ainda de mostrar como a criação, tanto de si mesma quanto de suas obras, e o processo de empoderamento, estão intimamente ligados.
Apoios:
Institut Français
Consulado Francês
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo
Informações: Tornar-se ORLAN – Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)
Atividade gratuita!

02/12/2023 – SESC Avenida Paulista
Atividade: A Cabeça do Santo, de Socorro Acioli
Resumo: bate-papo “Próxima Página” é um clube de leitura voltado prioritariamente para pessoas idosas, que propõe a leitura e discussão de uma obra contemporânea com participação do autor e um mediador.
O clube do livro “Próxima Página” é uma iniciativa para aproximar o público (prioritariamente pessoas da terceira idade, no entanto, aberto para quem se interessa por literatura) dos livros e autores contemporâneos e de produção mais recente. Com encontros bimestrais, a proposta é sugerir um livro e trazer o autor, junto com um mediador, para discutir a obra, o contexto e o processo criativo. Para essa edição, o livro escolhido é “A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli.
Horário: 15h às 17h
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

03/12/2023 – SESC Avenida Paulista
Atividade: A Paisagem como fato social: Patrimônio, direito e memória
Resumo: Uma Paulista, Diferentes Vistas Com Debora Pinheiro e André Bispo
passeio. Caminhada pela Avenida Paulista que propõe o uso do espaço urbano como território de educação ao patrimônio, memórias e direito à cidade, tratando sobre diversidade, representatividades existentes em São Paulo e suas contradições. Serão temas: a cultura do trabalho na Avenida, o bairro do Bixiga, as relações com a história das populações negras e indígenas, dentre outros. Com André Bispo – É graduado em Filosofia, com extensão universitária em Museologia e Patrimônio. Possui atuação como educador-artista na área de educação em museus e instituições culturais há 14 anos. Atualmente, trabalha na Área de Educação do Instituto Moreira Salles (SP) e integra o “Coletivo ebó de palavras” -, pelos quais realiza pesquisas e proposições educativas sobre patrimônios, memórias, literaturas, saúde mental.
Debora Pinheiro – É guia de turismo credenciada pelo Ministério do Turismo, com extensão em Design de Experiência Turística pelo SENAC SP. Atua na área do turismo desde 2019. Acredita no turismo como ferramenta de transformação social e foi no Agroturismo que decidiu atuar como forma de resistencia e de recontar a história tendo o negro como protagonista, por isso idealizou e realiza a Caminhada Heroinas Negras, um Walking tour realizado no centro da cidade de São Paulo.
Horário: 10h às 14h
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis
Inscrições online a partir do dia 17/11 às 15h.
Link para inscrições: A Paisagem Como Fato Social: Patrimônio, Direito e Memória – Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

10/12/2023 – SESC Avenida Paulista
Atividade: Avenida Paulista e Sua Real Grandeza
Resumo: Uma Paulista, Diferentes Vistas com Julio Prado e Rafael Anzai
passeio. Caminhada a pé que apresentará um histórico da fauna e flora da avenida, assim como as transformações históricas e sociais e suas consequências para as áreas verdes da região. Por meio de observação de imagens e dinâmicas de grupo, os participantes serão convidados a compreender a importância da preservação e dos vínculos afetivos com o patrimônio ambiental e histórico da cidade.
Horário: 10h às 14h
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista – São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Inscrições online a partir do dia 24/1, 14h.
Unidades – Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)

03 a 17/12/2023 – SESC Belenzinho
Atividade: Cantanças e Lembranças
Resumo: contação de história, cantanças e lembranças é uma narração de contos e causos familiares de uma mineira apaixonada por histórias e poesias. São lembranças de cantorias da roça e histórias contadas à luz de velas, lampião e lamparinas, que retratam as peripécias vividas entre as montanhas de Minas Gerais, de um tio violeiro, um pai cheio de causos e um avô que tocava boiada, além de versinhos e outras aventuras. Com Rúbia Gomes.
Horário: domingos das 17h às 18h
Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Aberto ao Público

SESC Bertioga
Atividade: Trilha do Sentir e Reserva Natural Sesc Bertioga
Resumo: Reserva Natural Sesc. Conheça a floresta nessa atividade mediada por agentes de educação ambiental. É uma caminhada que conta com três opções de trajeto (120m, 450m e 960m), em uma trilha suspensa com recursos de acessibilidade. Qualquer pessoa pode fazer trilha! Pessoas com e sem deficiência, com carrinho de bebê ou mobilidade reduzida percorrem um deck de madeira entremeando as árvores, de forma segura e sem barreiras, para conhecer uma mata de restinga em diferentes alturas e perspectivas.
Horário: terça a domingo, das 8h30 às 17h30
Endereço: Av. Francisco Soto Barreiro Filho (antiga Av. do Canal), 1.117, Maitinga
Visitação gratuita.
Para agendamento de grupos, envie e-mail: atendimentogrupos.bertioga@sescsp.org.br. Tel.: 3319-7877.

15/07/2023 a 28/01/2024 – SESC Bom Retiro
Atividade: Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias
Resumo: Um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros brasileiros que se dedicam à ilustração e ao livro ilustrado para as infâncias.
Um recorte da produção contemporânea de artistas negras e negros brasileiros que se dedicam à ilustração e ao livro ilustrado para as infâncias.
Voltada a crianças e adultos, a exposição busca contribuir para uma educação antirracista pela arte, criando elementos e caminhos para a construção de diálogos sobre as identidades e suas diferenças, por meio da ludicidade e do encantamento. O projeto tem cocuradoria de Ananda Luz.
Horário: Terça a sexta, 9h às 20h (exceto 21/11). | Sábados, 10h às 20h. | Domingos e feriados, 10h às 18h.
Endereço: Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
Acessibilidade: Audiodescrição, Audioguia, Recursos Táteis, Tradução em Libras
Grátis

06/12/2023 – SESC Carmo
Atividade: Incubadança
Resumo: A Companhia de dança Bombelêla, vem ao centro da cidade para apresentar a performance Incubadança com 21 artistas trazendo as danças urbanas para a Praça da Sé. Serão apresentadas performances de Hip Hop, Samba rock, Street Dance, Dança Afro, entre outros.
Horário: 13h às 14h
Endereço: Rua do Carmo, 147, Sé, São Paulo
Acessibilidade: Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências
Grátis – Sem retirada de ingressos.Unidades – Sesc São Paulo : Sesc São Paulo (sescsp.org.br)
https://www.sescsp.org.br/unidades/carmo/

07/07 a 03/12/2023
Atividade: Gilberto Mendes 100
Resumo: Com curadoria de Lorenzo Mammi, a mostra que passa pelo Sesc Consolação após exposição no Sesc Santos, contempla a memória do compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século XX, Gilberto Ambrosio Garcia Mendes (1922-2016).
Celebrando o centenário do músico e compositor Gilberto Mendes, o Sesc Santos recebeu em 2022 a exposição Gilberto Mendes – 100, com curadoria de Lorenzo Mammi e consultoria de Lívio Tragtenberg. A mostra, que agora passa pelo Sesc Consolação, contempla a memória do compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século XX, Gilberto Ambrosio Garcia Mendes (1922-2016). Dividida em “ilhas”, a exposição busca mostrar as execuções musicais em sua integridade, sempre que possível evidenciando a relação das peças com as respectivas notações ou instruções, muitas delas de grande beleza gráfica, e relacionando-as ao contexto em que as obras foram produzidas pelo compositor.
Horário: terça a sexta, das 10h às 21h
sábados, das 10h às 20h
domingos e feriados, das 10h às 18h
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Acessibilidade: A exposição conta com audioguia com audiodescrição, videolibras, piso tátil e maquete tátil do espaço expositivo. Grátis – Sem retirada de ingressos.

15/04 a 10/12/2023 – SESC Interlagos
Atividade: Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros
Resumo: A exposição visa instigar o visitante a explorar a bacia hidrográfica do rio Pinheiros, a conhecer a sua história, seus afluentes, sua importância no processo de urbanização de São Paulo e principalmente sua relevância na vida do paulistano. O percurso expositivo apresenta uma grande narrativa linear que, por meio de instalações audiovisuais, tem como propósito provocar reflexão sobre os aspectos socioambientais que envolvem este importante corpo d’água. As animações, efeitos visuais e camadas de informação georreferenciadas apresentam imagens de satélite, hidrografia, arruamento, relevo, entre outras. A exposição explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia. O conteúdo expositivo apresenta também a cultura imaterial que se manifesta através de relatos de antigos moradores, manifestações culturais, além de antigas matérias jornalísticas, mapas e fotos históricas, que trazem à tona o papel central do rio Pinheiros na história da cidade de São Paulo. Concepção e Curadoria: Estúdio Laborg.
Horário: Quarta a Domingo – das 10h às 16h30
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo
Acessibilidade: Recursos Táteis
Visitação gratuita – livre
Agendamentos de grupos: agendamento.interlagos@sescsp.org.br

31/08/2023 a 17/03/2024 – SESC Ipiranga
Atividade: Araetá: a literatura dos povos originários
Resumo: Curadoria de Ademario Ribeiro Payayá, Kaká Werá Jecupé e Selma Caetano exposição. A Literatura dos Povos Originários traz um recorte da produção literária de autoria indígena no Brasil, com enfoque na produção 105 autores de livros escritos e narrados por indígenas em língua portuguesa e nativa. Apresenta também objetos, ilustrações e fotografias de artistas indígenas. Araetá – A Literatura dos Povos Originários traz um recorte da produção literária de autoria indígena no Brasil, com enfoque na produção 105 autores de livros escritos e narrados por indígenas em língua portuguesa e nativa. Com curadoria de Selma Caetano e Ademário Payaya, e, Kaká Wera na Casa de Saberes, que apresenta trabalhos artísticos de Uziel Guainê. A mostra conta com a consultoria de Daniel Munduruku e do linguista Araibo Kezo. Denilson Baniwa assina o painel de abertura e a identidade visual.
A exposição também apresenta um universo visual vinculado à literatura indígena, por meio de objetos, ilustrações e fotografias. Araetá expõe a produção de 14 fotógrafas e fotógrafos de 12 diferentes povos, com curadoria de Cristina Flória e Richard Werá Mirim.
Horário: terças a sextas, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30
Endereço:Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo
Acessibilidade: Audiodescrição, Audioguia, Braille, Open Caption, Recursos Táteis, Texto Ampliado, Tradução em Libras
Grátis

09/12/2023 – Sesc Itaquera
Atividade: Espetáculo Só Se Fechar Os Olhos com Coletivo Desvio Padrão
Resumo: Só se fechar os olhos é um espetáculo sonoro, uma experiência sinestésica e um mergulho no mundo da criação imagética – um duo de dança que só acontece na mente das pessoas que topam se entregar à experiência. o texto e a coreografia são do Edgar Jacques – ator, dramaturgo, consultor em audiodescrição – cego desde a infância. aqui a gente propõe essa inversão: é uma pessoa que nunca viu com os olhos um espetáculo de dança que nos entrega a coreografia que a sua mente criou.
Horário: 13h às 14h
Aberto ao público!
Acessibilidade: Audiodescrição

09/12/2023 – SESC Itaquera
Atividade: Fresta Poética
Resumo: Dança sem Fronteiras. Os intérpretes dançam criando paisagens de movimentos interagindo com o espaço e o público utilizando técnicas de dança contemporânea e DanceAbility. Este espetáculo foi pensado para espaços abertos com intérpretes de formações diversificadas com e sem deficiência.
Horário: 15h às 15h50
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera SP
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos

09/12/2023 – SESC Itaquera
Atividade: Corpo e Diversidade: Experiências de protagonismo nas Artes e no Lazer
Resumo: com os grupos Dança sem Fronteiras, Desvio Padrão e Laura Juliana Um bate-papo com o elenco do espetáculo Fresta Poética e a especialista Laura Juliana, mestra em Mudanças Sociais e Participação Política pela Universidade de São Paulo no tema.
Horário: 15h50 às 16h50
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera SP

02/12/2023 – SESC Itaquera
Atividade: Mágica “às cegas”
Resumo: Um espetáculo de mágica protagonizado por um artista com deficiência, onde os números foram pensados para que pessoas desfrutem da magia por meio de outros sentidos. Apresentando desde o mentalismo à mágica de proximidade, o público é sempre parte do espetáculo.
Horário: 15h às 16h
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera SP
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

03/12/2023 – SESC Itaquera
Atividade: Muros e Grades são Invenções Humanas
Resumo: Ariadne Antico, nasceu com nasceu com um tipo de paralisia cerebral que, segundo diagnóstico médico, a impediria de andar e falar, neste encontro ela fala sobre aventuras e desventuras de ser como é e incentiva a não superproteção da criança/pessoa com deficiência, além de expor a importância da arte como agente transformador, como foi o circo em sua vida.
Horário: 11h às 12h
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera SP
Acessibilidade: Tradução em Libras e Audiodescrição
Grátis – Sem retirada de ingressos.

03/12/2023 – SESC Itaquera
Atividade: Birita procura-se
Resumo: Todos os dias você acorda e se dá conta de que tem contas para pagar. Birita é uma palhaça com deficiência que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?
Horário: 15h às 16h
Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera SP
Acessibilidade: Tradução em Libras e Audiodescrição
Grátis – Sem retirada de ingressos.

06/12/2023 – SESC Mogi das Cruzes
Atividade: Futebol Master: jogo festivo e apresentação de ex atletas
Resumo: Com Junior, Roseli, Milena Domingues e Goleiro Sérgio
Para celebrar a inauguração do Campo Society, o Sesc Mogi das Cruzes realiza um Jogo Festivo entre ex atletas das categorias masculino e feminino.
O público vai poder acompanhar os ex-atletas Junior, pentacampeão mundial, Roseli, ex atacante e pioneira do futebol feminino, Milena Domingues, ex jogadora do Corinthians e comentarista esportiva, e o ex goleiro Sergio, de diversas agremiações.
Para celebrar a inauguração do Campo Society, o Sesc Mogi das Cruzes realiza um Jogo Festivo entre ex atletas das categorias masculino e feminino.
Horário: 19h30 às 21h
Endereço: R. Rogerio Tacola, 118 – Socorro – Mogi das Cruzes
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

02/12/2023 – SESC Osasco
Atividade: Ou 9 ou 80
Resumo: Clarin Cia. de Dança espetáculo. Intervenção urbana de dança “ou 9 ou 80” traz a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. É um espetáculo que busca reverberar a dança urbana no coração de cada um, e mesmo com todas as dificuldades, celebrar a beleza da vida. “Ou 9 ou 80”, é um espetáculo de dança voltado para o universo do passinho e do funk, que conta as histórias desses dançarinos da periferia do Rio de Janeiro e de São Paulo. Espetáculo faz referência à história dos 9 mortos em Paraisópolis (SP) e de 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (RJ). 65 minutos.
Horário: 16h às 17h
Endereço: Travessa Gilmar de Franca Crispim, 9, Jardim das Flores
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

20/06/2023 a 28/01/2024 – SESC Pinheiros
Atividade: Retratistas do Morro
Resumo: Curadoria de Guilherme Cunha
Em recorte de 320 imagens, a exposição toma como base os acervos dos fotógrafos mineiros João Mendes e Afonso Pimenta que remonta um panorama da vida social e cultural do Aglomerado da Serra, um dos maiores conjunto de comunidades do Brasil localizada na capital mineira. Com curadoria de Guilherme Cunha, a mostra também acompanha áudios de entrevistas dos fotógrafos e fotografados. Curada por Guilherme Cunha, a exposição “Retratistas do Morro” constrói e revisita uma narrativa da história recente das imagens brasileiras a partir do ponto de vista de fotógrafos que atuaram nas vilas, favelas e comunidades do país entre 1960 e 2000, em especial aqueles que se dedicaram ao registro da vida dos moradores do Aglomerado da Serra, em Minas Gerais. Localizada na zona sul da capital mineira o Aglomerado é constituído na união de Marçola, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Novo São Lucas e Santana do Cafezal, sendo assim uma das maiores comunidades do Brasil que fervilha em produção cultural criativa e articulação social.
Horário: De terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Acessibilidade: Audiodescrição, Recursos Táteis, Tradução em Libras
Grátis

08/12/2023 – SESC Pinheiros
Atividade: Down Quixote
Resumo: Este filme é uma adaptação do livro Dom Quixote, de Cervantes. A trama acontece na imaginação de Diogo, um ator que ensaia o texto da peça baseada no clássico. Ele e seus colegas de teatro, todos com Síndrome de Down, dão vida aos personagens, em meio às paisagens da cidade histórica de Tiradentes-MG. No início da exibição, teremos um bate papo com atores protagonistas do filme e a preparadora de elenco Glaucia Libertini.
Horário: das 19h às 21h
Classificação: livre
Grátis- sem necessidade de retirada de ingressos

19/09/2023 a 20/01/2024 – SESC Pompeia
24/09/2023 a 21/01/2023 – SESC Pompeia
Atividade: Ana Mendieta Silhueta em Fogo | Terra Abrecaminhos
Resumo: Concepção e coordenação curatorial de Daniela Labra e Curadoria Adjunta de Hilda de Paulo. Este projeto combina uma exposição inédita da artista cubano-americana Ana Mendieta (1948-1985), exibindo 21 filme-performances gravados em Super-8mm, entre 1970 e 1980, e fotografias de natureza auto-performativa, e reúne ainda uma exposição coletiva com artistas contemporâneas de diferentes gerações. As obras de Mendieta se materializam em diferentes suportes estéticos, sendo originais e contundentes. A artista, pioneira na investigação da poética relativa ao corpo, ecologia, feminilidade arquetípica, ancestralidade, cura, ecologia, crítica e performatividade, experimentou outros temas em linguagens como fotografia, esculturas em madeira e argila, desenhos, intervenções rurais e ações em espaços domésticos.
Horário: terças a sábados, das 10h às 21h / domingos, das 10h às 18h
Endereço: Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo
Acessibilidade: Audioguia e Recursos Táteis
Grátis – Sem retirada de ingressos

02/12 e 09/12/2023 – SESC Pompeia
Atividade: O Avesso do Avesso e O que os olhos não vêem, o corpo sente
Resumo: Espaço de Brincar
com Cia A hora da história
intervenção
Uma divertida e surpreendente contação de histórias com um repertório de contos que mostram que nem sempre o diferente é pior. Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito. Já em O que os olhos não veem, o corpo sente, temos uma oficina artística de estímulo sensorial que propõe aos participantes enxergar o mundo com outros olhos, vivenciando através do toque, do cheiro e dos sons, o contato com elementos e objetos cotidianos. Um convite para experimentar uma nova relação com o mundo, e aguçar os nossos sentidos para muito além do olhar, trazendo novas percepções e pontos de vista sobre um mesmo elemento.
Horário: sábados 11h às 12h
Endereço: Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo
Acessibilidade: Libras
Grátis

02/12 a 10/12/2023 – SESC Pompeia
Atividade: O País Que Perdeu as Cores
Resumo: Com Companhia Barco, o espetáculo infanto juvenil O País que perdeu as cores traz para cena quinze artistas entre atores e atrizes, músicos e intérpretes de libras para contar a história de um povo surpreendido na Feira de Solsticio de Verão pelo desaparecimento da Velha Presidenta e a ascensão ao poder d´Ele, um governante que ninguém conhece e se mostra autoritário. Aos poucos, esse governo vai tirando a vida – e as cores – do país.
O artista e a artista responsáveis pela interpretação de Libras estão em cena, como parte do espetáculo: ora são responsáveis pela cena, ora traduzem as falas e ações de outros atores e outras atrizes.
Horário: sábados e domingos das 16h30 às 17h50
Acessibilidade:Todas as sessões contam com Libras integrada ao espetáculo
Grátis

06/12 e 07/12/2023 – SESC Ribeirão Preto
Atividade: O que você vê – um show no escuro
Resumo: Com Sara Bentes
O que você vê é um show acústico que convida o público para assistir por uma nova perspectiva. Sara Bentes une músicas autorais, bom humor e histórias, num espetáculo que conduz o espectador a sentir o som e refletir sobre a experiência. Sara Bentes é atriz, cantora, compositora, premiada internacionalmente. Já fez shows e participações em festivais de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina.
Horário: das 19h às 20h
Endereço: Rua Tibiriça, 50, Centro, Ribeirão Preto
Acessibilidade: Audiodescrição
Grátis

02/12/2023 – SESC Santo Amaro
Atividade: Simão e os protetores da floresta
Resumo: contação de história
Com Teatro de Mamulengos do Mestre Valdeck de Garanhuns
Uma senhora que lava roupa suja em uma nascente, um lenhador que está derrubando árvores antigas e preciosas, um caçador à procura de animais indefesos e garimpeiros poluindo as águas em busca de ouro. O que será que vai acontecer? Com o Teatro de Mamulengos do Mestre Valdeck de Garanhuns. Os seres mitológicos são personagens imaginários, narrativas que possuem um forte componente simbólico, crítico, educativo e misterioso. Como os povos da antiguidade não conseguiam entender os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimento e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidade do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
Horário: 14h às 15h
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

09/12/2023 – SESC Santo Amaro
Atividade: Folia Brasileira
Resumo: contação de história
Com Teatro de Mamulengos do Mestre Valdeck de Garanhus
Uma grande festa vai acontecer na fazenda de seu Vicente Pompeu, para comemorar a farta colheita e o noivado de Simão e Marieta. Mas os preparativos serão interrompidos por um estrangeiro, que vai criar muita confusão.
Horário: 14h às 15h
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

10/12/2023 – SESC Santo Amaro
Atividade: Sarauzada dos Direitos Humanos
Resumo: Com poetas da zona sul da cidade de São Paulo.
Uma celebração poética em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um alarido que reafirma a importância das lutas pela dignidade humana, que sempre tiveram eco nos saraus das periferias de São Paulo, onde as violações dos direitos humanos são denunciadas por meio de poemas. Uma feira de livros acompanha o evento.
Horário: 17h às 18h30
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

06/12/2023 – SESC Santo Amaro
Atividade: Teatro Cego – Clarear – somos todos diferentes
Resumo: Com o grupo Teatro Cego. A peça acontece no formato Teatro Cego, onde todas as cenas são representadas completamente no escuro, proporcionando uma experiência única ao público, convidando-o a compreender a trama através de seus outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição), utilizando-se de aromas, música e sensações táteis.
Com muito bom humor, a trama mostra a superação de dificuldades de comunicação e convivência, através da sinergia da amizade, em um espetáculo de 40 minutos que conquista a plateia com um paradoxo entre a complexidade e a simplicidade do tema. Elenco: Paulo Palado (ator e diretor), Lumma Sanches e Ghell Silva.
Horário: 14h às 15h ou 19h30 às 20h30
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Grátis
Retirada de ingresso no local uma hora antes, na Central de Atendimento.

03/12/2023 – SESC Thermas de P. Prudente
Atividade: O Pequeno Herói Preto
Resumo: Com Junior Dantas, ator, roteirista e contador de histórias
Espetáculo. Capa, óculos, luvas e poderes ancestrais são os elementos que transformam Super Nagô em um herói. Por meio de músicas, danças e intervenções do cenário-luz, um youtuber de 10 anos, revela uma estética afrofuturista, interligando a cultura africana à ficção científica. Capa, óculos, luvas e poderes ancestrais são os elementos que transformam Super Nagô em um herói. Por meio de músicas, danças e intervenções do cenário-luz, um youtuber de 10 anos, revela uma estética afrofuturista, interligando a cultura africana à ficção científica.
Horário: 15h às 16h
Endereço: Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas, Presidente Prudente
Acessibilidade: Tradução em Libras
Grátis – Sem retirada de ingressos.

03/12/2023 – SESC Thermas de P. Prudente
Atividade: Apresentação Esportiva de Futebol para Amputados
Resumo: Com equipe Corinthians/Mogi. Venha assistir um jogo demonstração, conhecer e jogar com os atletas da equipe do Corinthians Mogi o futebol de amputados junto com a equipe que é coordenada pelo atleta da seleção brasileira da modalidade, Rogerinho R9
Horário: 15h30 às 17h30
Endereço: Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas, Presidente Prudente
Grátis

03/12/2023 – SESC Vila Mariana
Atividade: Menina-Pássara: o voo da menina surda em busca de seu lugar
Resumo: Com grupo êBA! Espetáculo. Nasceu menina-pássara. Sem asas, sem bico, sem penas. Não canta nem voa, fica muda em seu canto. Diferente de todos, sai em busca por um lugar que seja seu, um nome que lhe pertença e uma identidade para sua língua. Em sua trajetória, encontra vários pássaros, únicos, diferentes, em extinção. E ela, será que é pássaro? Nasceu menina-pássara. Sem asas, sem bico, sem penas. Não canta nem voa, fica muda em seu canto. Diferente de todos, sai em busca por um lugar que seja seu, um nome que lhe pertença e uma identidade para sua língua. Em sua trajetória, encontra vários pássaros, únicos, diferentes, em extinção. E ela, será que é pássaro?
Horário: 15h às 16h
Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo
Acessibilidade: Espetáculo em português e Libras
Grátis