Você está em: Home > Ações > Outros > Virada Inclusiva
Virada Inclusiva
Virada Inclusiva

Criada em 2010, a Virada Inclusiva acontece entre os dias 3 e 4 de dezembro, uma vez que dia 3 é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento consiste em uma série de atrações de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas, na capital paulista e em diversas cidades do Estado de São Paulo.

Entre outras atrações, o evento traz apresentações de teatro, música e pinturas com bocas e pés e a tradicional passeata do Movimento Superação. Os shows têm área especial para o público com deficiência motora e visual, contando ainda com recursos de audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de telões.

A Virada Inclusiva conta com mais de 500 atrações culturais e esportivas e o apoio de 80 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas. A prefeitura de São Paulo, que disponibiliza o serviço Atende com transportes adaptados, o Parque Villa-Lobos e os Correios também estão entre os principais parceiros.

Em 2011, o evento aconteceu em 35 municípios paulistas, entre eles Araraquara, Bauru, Campinas, Diadema, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Já em 2012, a 3ª edição aconteceu nos dias 1,2 e 3 de dezembro e celebrou mais de 800 atividades culturais, esportivas e artísticas em mais de 80 municípios.

Perguntas Frequentes
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo