1ª edição do “Rodando Pela Inclusão” reuniu atletas do Time SP e famílias em passeio inclusivo no último domingo (27)

Ação aconteceu no Tucuruvi e promoveu passeio com bikes, carrinhos de rolimã e triciclos adaptados; pessoas com e sem deficiência puderam aproveitar as atrações gratuitamente

agosto - 2023

duas pessoas andando com equipamentos adaptados: triciclo e skateA 1ª edição do “Rodando Pela Inclusão” reuniu a população com e sem deficiência da região do Tucuruvi e de outras da capital paulista neste domingo (27). A ação ofereceu, de forma gratuita, um passeio inclusivo em uma avenida a partir da experimentação do esporte paralímpico com bicicletas, skates, triciclos, carrinhos infantis e carrinhos de rolimã adaptados utilizados por pessoas com deficiência, além de atrações como patinação, tênis de mesa, dança de ritmos, entre outras. O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

“O Rodando Pela Inclusão nos mostrou, em sua primeira edição, a importância de promovermos eventos como esse para unificar a convivência de pessoas com e sem deficiência, para que todas tenham as mesmas experiências em atividades urbanas adaptadas, que também envolvem o esporte. É uma ação que gera na pessoa sem deficiência um outro olhar sobre a realidade da pessoa com deficiência”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Estiveram presentes e interagindo com os participantes dois atletas do Time São Paulo Paralímpico, da SEDPcD: André Grizante e Lauro Chaman, que recentemente participaram do Mundial de Ciclismo Paralímpico em Glasgow, na Escócia. Chaman, inclusive, conquistou duas medalhas de bronze.

Atletas de skate paralímpico também participaram do Rodando Pela Inclusão, que contou com rampa quarter, rampa reta, rampa onda e corrimão redondo instalados na avenida para a prática de esporte com skate, e o esporte atraiu os visitantes.

“É maravilhoso fazer parte de um evento inclusivo como esse e reunir pessoas com e sem deficiência, todas juntas e misturadas. A meta é fazer mais ações como essa para tornar a nossa cidade mais inclusiva, com mais respeito e mais oportunidade”, destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

O evento disponibilizou dois espaços de descompressão sensorial, que são silenciosos e têm o objetivo de acolher pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) quando necessário e diminuir o estresse e possíveis crises. O evento contou também com o programa municipal “Mexa-se”, que ofereceu diversas opções gratuitas de lazer acessível para todas as idades: patinação, street ball, street tenis, slack line, tênis de mesa, cama elástica, piscina de bolinhas, dança de ritmos e board games.

O Rodando Pela Inclusão é de realização da SEDPcD em parceria com a SMPED e teve o apoio da Azul MOB, Cavenaghi, Comitê Paralímpico Brasileiro, Associação Brasileira de Paraskateboard, Federação Paulista de Ciclismo, Dream Bike, Família Bons Tempos e Vida Adaptada.

Fotos do Rodando Pela Inclusão.