Direitos e acessibilidade são temas de visita da SEDPcD à cidade de São Carlos

Reunião e Fórum aconteceram nos dias 23 e 24 de abril, e tiveram como tema central a inclusão das pessoas com deficiência

abril - 2024

fotografia de evento em grande auditório, secretários e autoridades em palco e público sentado assistindo às palestrasOs dias 23 e 24 de abril foram marcados por agendas na cidade de São Carlos, interior paulista. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve no município para reuniões e eventos em prol das pessoas com deficiência.

Na última terça-feira (23), o secretário estadual realizou a palestra com o tema “Direito da Pessoa com Deficiência” na 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos. O evento contou com a participação do presidente da Subseção da OAB São Carlos, Renato Cássio Soares de Barros; e de autoridades locais.

Marcos da Costa destacou as ações que a pasta estadual tem realizado e respondeu questionamentos e dúvidas dos presentes. “A Secretaria é uma pasta transversal que perpassa por todas as outras porque as pessoas com deficiência devem ter seus direitos assegurados em todas as áreas, seja ela saúde, esporte, cultura, habitação ou qualquer outra. É fundamental que a gente tenha esses espaços para elevar a discussão sobre a temática e juntos trilharmos um caminho pela inclusão”, ressaltou o secretário.

Já na quarta-feira (24), a prefeitura da cidade de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos (SMPDMR), promoveu o 1º Fórum Cidades Acessíveis, que teve como principal ponto a acessibilidade como direito de todos os cidadãos. A cidade de São Carlos possui mais de 17 mil munícipes com deficiência e o secretário estadual destacou, na abertura do evento, as políticas públicas realizadas pela pasta com foco na garantia do acesso aos direitos por todas elas.

“Entre as ações que estamos concretizando, sinalizo a parceria com as universidades como um dos destaques. Juntar esforços para viabilizar tecnologias assistivas às pessoas que mais necessitam não é trivial. As universidades têm uma função transformadora na sociedade, aplicando esse saber de uma forma que muda vidas”, ressaltou Marcos da Costa.

O Fórum contou com a presença de autoridades locais e de representantes das cidades de Ibaté, Araraquara, Capivari, Itirapina, Campinas, Ribeirão Preto, Águas de São Pedro e Ribeirão Bonito.