Encontro regional “Inclusão Mais Perto” acontece em Registro e região para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência

Evento reuniu cerca de 100 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

fevereiro - 2022

Nesta quarta-feira (23) a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto” para representantes de Registro e região, totalizando nove municípios. O evento presencial aconteceu no centro de Registro e reuniu cerca de 100 pessoas.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência e apresentar políticas públicas aos municípios de Registro, Jacupiranga, Peruíbe, Iguape, Ilha comprida, Sete Barras, Cananéia, Pedro de Toledo e Eldorado. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Em nome do Governo de São Paulo, na pessoa do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, trouxemos o programa que chama Inclusão Mais Perto com o foco de produzir um novo olhar e políticas públicas voltadas à inclusão visando as mais de 22 mil pessoas com deficiência da região”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Durante o evento presencial, que seguiu todos os protocolos sanitários como distanciamento e uso de máscaras, e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio e também foram apresentados dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Registro e região somam em aproximadamente 22 mil (estimativa 2021). Com maior presença feminina, são mais de 12 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 10 mil homens com deficiência.