Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência visita Instituto Mauricio de Sousa para debater inclusão

Parceria entre a pasta estadual e o Instituto resultou em uma cartilha sobre síndrome de Down

abril - 2024

hall de entrada do Instituto Mauricio de Sousa com elementos caracterísiticos como a boneca da MônicaA Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) visitou o Instituto Mauricio de Sousa (IMS) nesta quinta-feira (25) para debater os programas e ações tanto da pasta estadual quanto do Instituto voltadas às pessoas com deficiência, bem como políticas de inclusão.

Em 21 de abril, a SEDPcD e o IMS lançaram o manual “Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down” com personagens da Turma da Mônica, incluindo a personagem Tati, inspirada em Tathi Piancastelli, atriz e influenciadora digital com síndrome de Down.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, se reuniu com o diretor executivo do IMS, Amauri Sousa, e outros integrantes da equipe, que proporcionaram uma visita guiada nos estúdios do local para mostrar a produção dos materiais da Turma da Mônica.

Durante a visita, o secretário Marcos da Costa expressou entusiasmo com a colaboração contínua e os resultados alcançados. “Esta parceria exemplifica como a colaboração entre o setor público com instituições pode gerar recursos valiosos que promovem inclusão e educação. A cartilha lançada é uma ferramenta que vai além de informar, ela inspira e abre caminhos para uma sociedade mais inclusiva e consciente. Com a ajuda de personagens tão queridos pela população brasileira, conseguimos chegar a um público mais amplo e efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência”, afirmou.

A visita ao Instituto Mauricio de Sousa não apenas reforçou o compromisso da Secretaria com a inclusão, mas também destacou a importância de iniciativas criativas na educação e sensibilização sobre a diversidade. As ações conjuntas, como a criação da cartilha, são passos significativos nesse caminho, demonstrando que, quando instituições trabalham juntas, o impacto na sociedade pode ser profundo e duradouro.