Voltar para lista de notícias

No Dia Nacional da Libras, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ensina sinais do idioma em série de vídeos

Vídeo educativos destacam palavras que trazem reflexão sobre a importância da Libras como forma de comunicação e inclusão social

abril - 2024

A foto mostra um homem pardo, de cabelo e barba pretos, e camiseta preta fazendo o sinal da palavra "surdo" em Libras. Ele leva o dedo indicador da mão direita no queixo.No Dia Nacional de Libras, 24 de abril, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lança uma série de vídeos educativos em suas plataformas de mídia social.  São oito vídeos focados em vocabulários essenciais para a inclusão social das pessoas surdas, apresentados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os vídeos contam com a participação de oito professores especializados em Libras da SEDPcD – Patrick Silva, Fabio Alves, Monique Catalano, Wagner Serafim, Elder Finhani, Felipe Nicastro, Paola Inglês e Wilson de Souza, que inclusive ministram as aulas do curso de Libras oferecido pela pasta estadual. Eles introduzem palavras significativas no contexto da surdez e inclusão, como ‘surdo’, ‘libras’, ‘comunicação’, ‘empatia’ e ‘respeito’.

A escolha desta data é uma homenagem à adoção da Lei Federal nº 10.436 de 2002, que oficializou a Libras como meio legal de comunicação e expressão. A implementação completa dessa lei ocorreu em dezembro de 2005 com o Decreto nº 5.626, que também estabeleceu o idioma como matéria obrigatória para a formação de diversos profissionais da educação e saúde.

Acesse os vídeos nas redes sociais da SEDPcD: @pessoacomdeficienciasp