Voltar para lista de notícias

Polo de Empregabilidade Inclusiva da Baixada Santista inaugura unidade de atendimento em Bertioga

Segundo braço operacional regional sob gestão do PEI Baixada terá expediente presencial semanal, evitando deslocamento entre as cidades

março - 2024

autoridades em palco durante solenidade duas mulheres uma utilizando cadeira de rodas estão ao microfoneO Governo de São Paulo, por meio das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, inauguraram, nesta terça-feira (26), um novo braço operacional do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) da Baixada Santista na cidade de Bertioga. Essa é a segunda unidade de atendimento na região, que também conta com um polo presencial na cidade de Praia Grande.

O PEI da Baixada, situado no município de Santos, foi inaugurado em 1º de abril de 2022. Até o mês de março deste ano, mais de 670 pessoas com deficiência foram encaminhadas às empresas da região cadastradas no polo, que abrange as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Para facilitar a mobilidade e incentivar diretamente a acessibilidade para as 3,2 mil pessoas com deficiência do município de Bertioga, o novo polo atuará como um “braço” do PEI de Santos e também prestará atendimento às 146 mil pessoas com deficiência residentes na Baixada Santista. Os atendimentos continuarão normalmente em Santos todos os dias da semana e, às terças-feiras, uma técnica do trabalho irá à Bertioga, mediante agendamento, para realizar os atendimentos.

“Esse novo braço operacional marca um avanço significativo em nossa missão de promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência em toda a região. É uma iniciativa que não apenas amplia nosso alcance, mas também representa um compromisso renovado com o acesso equitativo aos serviços e oportunidades para todos os cidadãos com deficiência”, afirma o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os agendamentos poderão ser realizados através do telefone (13) 99141-9271. A unidade em Bertioga fica localizado no Anexo Viva Bem, na Avenida Anchieta, 392, Centro. O braço funcionará todas as terças-feiras, das 9h às 16h.

Programa Meu Emprego Inclusivo
Criado em 2019 pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, o programa Meu Emprego Inclusivo promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) visando aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.

Atualmente o Estado de São Paulo conta com 20 PEIs, localizados nas cidades de São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Lorena, Franca, Itapeva e Barretos.

Mais informações no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/programas-e-acoes/empregabilidade/