Voltar para lista de notícias

Polo de Empregabilidade Inclusivo de Santos inaugura unidade de atendimento em Praia Grande

PEI de Santos, que até então atendia as pessoas com deficiência de toda a Baixada Santista somente no município de Santos, agora conta com expediente presencial semanal em Praia Grande, evitando deslocamento entre as cidades

abril - 2023

O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Santos, ação do Governo de São Paulo por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, passa a atuar presencialmente também na cidade de Praia Grande a partir desta quarta-feira (5). O novo polo fica no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em espaço cedido pela Prefeitura de Praia Grande.

O PEI de Santos foi inaugurado em 1º de abril de 2022, com investimento estadual de R$ 300 mil. Até o mês de março deste ano, mais de 760 pessoas com deficiência foram encaminhadas às empresas da região cadastradas no PEI, que abrange as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Para facilitar a mobilidade e incentivar diretamente a acessibilidade das 28,4 mil pessoas com deficiência do município de Praia Grande, o novo polo atuará como um “braço” do PEI de Santos, também prestando atendimento às 149,9 mil pessoas com deficiência da Baixada Santista. Os atendimentos continuarão normalmente em Santos todos os dias da semana e, às quartas-feiras, uma técnica do trabalho irá à Praia Grande, mediante agendamento, para realizar os atendimentos.

“Esse novo espaço do PEI em Praia Grande vai ampliar o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A adesão do município demonstra o objetivo desta gestão, que é aprimorar a inclusão dessas pessoas à sociedade”, afirma o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os atendimentos do PEI de Santos e do novo polo de Praia Grande beneficiam mais de 149,9 mil pessoas com deficiência de toda a Baixada Santista. De acordo com índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), desse total, 39,6% das pessoas possuem deficiência visual, 29,7% deficiência motora, 16,6% deficiência intelectual e 13,9% deficiência auditiva. A estimativa de pessoas que integram o grupo etário considerado de idade produtiva (de 16 a 59 anos) é de 73,9 mil.

Os agendamentos podem ser realizados através do telefone (13) 99140-9528. O PEI Praia Grande fica localizado no Litoral Plaza Shopping, Avenida Ayrton Senna da Silva, n° 1511. O braço funcionará todas as quartas-feiras, das 8h30 às 16h30.

Programa Meu Emprego Inclusivo
Criado em 2019 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o programa Meu Emprego Inclusivo promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos Polos de Emprego Inclusivo (PEI) visando aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.

Atualmente o Estado de São Paulo conta com 20 PEIs, localizados nas cidades de São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Lorena, Franca, Itapeva e Barretos.

Mais informações no site http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/