Voltar para lista de notícias

Programas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência são destinados às mais de 27 mil pessoas com deficiência na região de Vale do Ribeira

Pasta estadual já encaminhou mais de 500 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, capacitou mais de 50 mulheres com cursos de empoderamento feminino e capacitou mais de 50 profissionais em cursos de modalidades paralímpicas

maio - 2023

Mais de 27 mil pessoas com deficiência dos 14 municípios que integram a região de Registro têm à disposição ações e programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como prioridade estruturar e viabilizar ações que promovam a inclusão e acesso aos direitos deste público.

“Os programas da Secretaria tem como frente principal promover uma sociedade sem capacitismo, resgatando a dignidade das pessoas com deficiência e permitindo que elas tenham todos os direitos e deveres garantidos em sua vida cotidiana”, afirma o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Carteirinha de Identificação para pessoas com TEA
O Governo de SP aderiu, em março, ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e promulgou a Lei Estadual nº 17.651/23, que garante a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em todo o Estado de São Paulo, o que facilita o acesso ao atendimento integral, prioritário e humanizado dos serviços públicos estaduais.

Já foram emitidas mais de 5,4 mil carteirinhas em 526 municípios paulistas. O Poupatempo do Canindé, na Capital, disponibiliza o documento na hora para quem for presencialmente. De forma gradativa, outros 25 Poupatempos do Estado também passarão a fazer o serviço.

Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI)
A região dispõe de um Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI), localizado no município de Registro. Desde 2021, quase 500 pessoas com deficiência já foram encaminhadas a 25 empresas cadastradas.

As unidades fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo, criado em 2019, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional deste público no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos PEIs para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.

Mais informações no site: http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/

TODAS in-Rede
Mais de 50 mulheres com deficiência de 7 municípios da região de Registro já foram beneficiadas com o programa TODAS in-Rede, criado em 2020. Através de cursos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, o programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.

Os municípios que aderiram ao programa são Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Miracatu, Pariquera-Açu e Registro.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Mais de 50 profissionais já foram capacitados em cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Paralímpico na região de Registro. A ação fomenta o esporte paralímpico de base no Estado e capacita professores de Educação Física da rede pública e privada, entidades e clubes, em quatro dias de treinamento. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e em parceria com a Secretaria de Esportes.

No curso, são aplicados conhecimentos teóricos e práticos, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em oito modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.