Voltar para lista de notícias

Representantes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência palestram no 1º Fórum da Mulher com Deficiência de Tupã

Evento reuniu mulheres com deficiência para troca de informações e diálogo sobre políticas públicas

março - 2024

autoridades palestrantes posam para fotografiaNesta terça-feira (19), o 1º Fórum Regional da Mulher com Deficiência de Tupã, organizado pela Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos do município e pela Associação da Pessoa com Deficiência (APDETT), contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). Caroline Reis, responsável pelo programa TODAS in-Rede, e Silvana Pereira Gimenes, coordenadora do eixo Trabalho, marcaram presença para discutir iniciativas e programas voltados para mulheres com deficiência, promovendo um espaço de debate entre o público, entidades e autoridades sobre a importância da inclusão.

Com foco em temas como autoestima, independência e crescimento pessoal e profissional, o evento destacou o programa TODAS in-Rede da SEPDcD, que oferece cursos gratuitos abrangendo trabalho, renda, saúde feminina, prevenção à violência, entre outros assuntos relevantes para a autonomia das mulheres com deficiência.

Caroline Reis compartilhou com as participantes as diretrizes do programa TODAS in-Rede, enfatizando as metas para 2024 e a adesão do município de Tupã ao programa em agosto de 2023. “Foi inspirador participar deste encontro, uma chance de ouvir as mulheres com deficiência e entender suas necessidades e ambições. Isso nos ajuda a adequar nossas políticas para melhor servi-las. O TODAS in-Rede visa empoderá-las, fornecendo as ferramentas necessárias para superar desafios e realizar seus sonhos. A adesão de Tupã é um passo animador para nós e estamos ansiosos pelos resultados positivos dessa colaboração,” disse Caroline.

Silvana Gimenes destacou a importância da inserção no mercado de trabalho para a independência das mulheres com deficiência e compartilhou sua experiência pessoal, evidenciando a necessidade de inclusão. “A discussão sobre empregabilidade e direitos reforçou o quão fundamental é avançarmos juntas para uma sociedade que acolhe a diversidade. Sou grata pela oportunidade de trocar experiências com todas que estiveram presentes,” relatou.

O evento também contou com a presença de Letícia Françoso, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).

Informações sobre os programas TODAS in-Rede e Meu Emprego Inclusivo, ambos voltados à capacitação e inclusão de mulheres com deficiência, foram destacadas, assim como dados sobre a representatividade feminina no mercado de trabalho e casos de violência de gênero.

Mais informações sobre os programas no site www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.