Voltar para lista de notícias

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa de Congresso sobre autismo em Mogi Mirim

Evento reuniu mais de 200 pessoas; destaque da SEDPcD ficou por conta da CipTEA e suas mais de 40 mil emissões

março - 2024

A foto mostra uma mulher branca de pé, com um vestido liso verde até os joelhos, e sapatos pretos. Ela segura um microfone e está em cima de um palco fazendo uma apresentação sobre a a Carteira da Pessoa Autista. Atrás dela, há um telão exibindo um texto sobre a Carteira e uma imagem da Carteira.No último sábado (16), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de sua coordenadora de Promoção e Articulação Das Ações de Integração Raelen Bego Luiz, esteve presente no 1º Congresso Regional sobre Autismo e Acessibilidade de Mogi Mirim com o tema “Inclusão e Acessibilidade: a importância do diagnóstico precoce”, realizado pelo Grupo Acessa Mogi em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, e com apoio da pasta estadual.

O evento reuniu mais de 200 pessoas interessadas no tema e discutiu assuntos pertinentes à pauta, como TEA sob a perspectiva da saúde, apraxia e diagnóstico precoce. O destaque da explanação da coordenadora Raelen foi a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), documento oficial idealizado pela SEDPcD e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). A carteira facilita a identificação da pessoa com TEA nos serviços públicos e privados em todo o território paulista. De abril de 2023, quando foi lançada, até hoje, mais de 40 mil documentos já foram emitidos no estado de São Paulo.

“A CipTEA transcende a natureza de um simples documento; ela é uma chave mestra para a inclusão, assegurando que as pessoas com TEA sejam vistas, valorizadas e atendidas em sua singularidade. Juntos, estamos pavimentando o caminho para uma sociedade mais equitativa e acessível”, destacou a coordenadora.

O evento contou também com a participação de especialistas no tema, como neuropediatra, pedagogas e uma médica para falar de autismo sob a perspectiva da saúde.

Como solicitar a CipTEA
O documento pode ser solicitado no portal ciptea.sp.gov.br, pelo aplicativo POUPATEMPO.SP.GOV.BR, ou presencialmente em 26 postos do Poupatempo distribuídos pela capital, interior e litoral do estado (confira aqui a relação dos postos).

A implementação da Carteira da Pessoa Autista está alinhada às diretrizes da Lei Federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, sancionada em março pelo Governo de São Paulo. Essa iniciativa é parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), ativo desde abril de 2023 pelo decreto estadual nº 67.634, que integra uma gama de ações do governo estadual voltadas para a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência.