Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa do 66º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão

Programas e ações da pasta estadual em prol das pessoas com deficiência foram apresentados ao público presente

março - 2024

A foto mostra as autoridades presentes na mesa do 66º Congresso Estadual de Municípios. O secretário Marcos da Costa veste um terno preto, camiseta social branca e fala para o público presente segurando um microfone.A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, participou, nesta terça-feira (12), do Congresso Estadual de Municípios. A cidade de Campos do Jordão sedia a 66ª edição do evento, que reúne prefeitos, gestores públicos e lideranças da política, com o objetivo de discutir assuntos inerentes à gestão pública e de interesse das administrações municipais.

O secretário Marcos da Costa integrou o painel “Inclusão Produtiva e Assistência Social” e abordou as políticas públicas do estado de São Paulo em prol das pessoas com deficiência.

“O trabalho ao lado dos municípios é uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas, que sempre enfatiza a importância de dar dignidade a todas a população paulista nas políticas públicas, incluindo as pessoas com deficiência”, afirmou o secretário. Em sua fala, também foram destacados os programas TODAS in-Rede e os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs), que visam a independência da pessoa com deficiência através da liderança feminina e do trabalho com apoio, respectivamente, além da articulação com as empresas para humanizar as equipes e garantir a efetividade das leis de inclusão.

O secretário destacou, ainda, as políticas de acesso à cidadania, como o programa São Paulo São Libras; a importância do paradesporto e os programas da Secretaria nesta temática; os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que se iniciam em agosto e terão a participação de atletas do Time São Paulo Paralímpico; a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, entre outros.

Participaram da mesa o Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, o ex- Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, Cid Torquato, a Coordenadora de Inclusão Produtiva do Sebrae-SP, Raissa Kill, e a jornalista e assessora da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Estado do Rio de Janeiro, Andréa Bussade.

O Congresso
O Congresso Estadual de Municípios é um evento voltado aos gestores públicos paulistas, que reúne, durante cinco dias, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir os assuntos relevantes aos municípios paulistas.

Realizado anualmente durante 66 anos, o evento promovido pela APM é ponto de encontro, de construção de alianças, mas sobretudo, de aprendizagem. Um espaço seguro, que recebe também a iniciativa privada e a sociedade civil, para o debate de ideias e de propostas, seja em forma de palestras e discussões plenárias, seja no espaço de convivência, onde acontece a exposição de produtos e projetos que visam auxiliar os gestores municipais na busca de soluções e inovação na esfera pública.