Secretaria participa de 5ª Caminhada de Conscientização do Autismo

Evento gratuito reuniu cerca de 6 mil pessoas no Parque das Bicicletas e teve o lema “valorize as capacidades e respeite os limites”

abril - 2024

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) foi uma das parceiras da 5ª edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, que ocorreu neste último domingo (7) no Parque das Bicicletas, localizado na zona sul da capital. O evento anual pela conscientização e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contou com a participação do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Além da caminhada nas imediações do Parque das Bicicletas, o evento contou com sala sensorial, brinquedos infláveis, distribuição de brindes de entidades e kit lanche. O ato simbólico reuniu cerca de 6 mil pessoas, de acordo com os organizadores, e contou com entidades e artistas para conscientizar a sociedade sobre o TEA.

“Através da multiplicidade de atividades, este tipo de evento não apenas celebra a diversidade, mas também educa, sensibiliza e inspira. É uma ação que promove a conscientização sobre as capacidades das pessoas com autismo, além de fomentar a interação e a compreensão entre todos os cidadãos”, destaca o secretário Marcos da Costa.

O grupo musical infantil Mundo Bita apresentou-se no início do evento, com canções que unem educação e alegria, como “A Diferença é o que nos Une” e o sucesso “Fazendinha”. Em seguida, a animação ficou por conta do grupo Demônios da Garoa, que há mais de 80 anos interpreta canções do samba paulistano, como o ‘’Trem das Onze’’ e ‘’Saudosa Maloca’’. A energia musical foi um incentivo para o percurso de 2km, realizado por centenas de pessoas com TEA, familiares e apoiadores da causa.

A 5º caminhada TEA foi realizada por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), a Associação de Pais Inspirare, o Grupo de Apoio para os Familiares de Autistas (TEApoio) e o Centro Terapêutico Lumi. O evento conta com a parceria da Subprefeitura da Vila Mariana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar e SPTrans, além da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).