Voltar para lista de notícias

SEDPcD abre chamamento para ampliar atividades esportivas e culturais voltadas às pessoas com deficiência na capital

Organizações da Sociedade Civil podem apresentar suas propostas até 20 de maio

abril - 2024

atletas em quadra praticando volei sentadoA Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu um chamamento público para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada em desenvolver atividades esportivas e culturais no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, situado na capital paulista. As propostas devem ser apresentadas até o dia 20 de maio através do Portal de Parcerias Sociais e o edital pode ser conferido neste link.

O foco desta ação é enriquecer o oferecimento de atividades no Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), localizado dentro do parque. Este Centro foi inaugurado em 2013 com o objetivo de oferecer serviços gratuitos que promovem a qualificação e o desenvolvimento pessoal de pessoas com deficiência, além de integrá-las ao mercado de trabalho e incentivar a cidadania ativa também por meio de cursos de capacitação. O novo chamamento público prevê a ampliação das instalações para incluir, também, atividades esportivas e culturais.

“Estamos expandindo as atividades da Secretaria no Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Esta nova iniciativa alinha-se com diversas outras ações do Governo de São Paulo para promover a inclusão plena de pessoas com deficiência. Através deste chamamento, buscamos desenvolver estratégias inovadoras que efetivamente auxiliem no processo de inclusão, garantindo equidade de oportunidades e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência. Encorajamos as Organizações a participarem deste processo”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O novo espaço proporcionará ambientes adequados e acessíveis para que pessoas com deficiência, tanto crianças quanto adultos, possam praticar atividades como tênis de mesa, bocha, voleibol sentado, lutas e ginástica, além de participar de atividades culturais como dança e música.

A avaliação dos projetos submetidos ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio, com a divulgação do resultado preliminar em 24 de maio. Após as análises e trâmites necessários, o resultado definitivo da seleção da OSC será anunciado em 12 de junho.

Como apresentar o projeto
As propostas (Plano de Trabalho) deverão ser apresentadas pelas Organizações da Sociedade Civil até o dia 20 de maio de 2024, no Portal de Parcerias Sociais.

Para a submissão de propostas, as OSCs deverão efetuar seu cadastro no portal, acessar o link para os chamamentos abertos e selecionar este edital para enviar a proposta (Edital de Chamamento Público 001/2024, acesso neste link).

O Portal de Parcerias Sociais possui um tutorial para orientação de como efetuar o cadastro e submeter as propostas, que pode ser acessado neste link.