SP Mulher e Secretaria da Pessoa com Deficiência participam de evento do Dia Nacional da Libras

Encontro aconteceu em Campinas e contou com a distribuição de materiais pedagógicos

abril - 2024

autoridades perfiladas durante início de evento, eles estão em pé, atrás de mesaAs Secretarias de Políticas para a Mulher e dos Direitos da Pessoa com Deficiência participaram, nesta quarta-feira (24), do evento de comemoração do Dia Nacional da Linguagem de Sinais – Libras, da Prefeitura Municipal de Campinas.

O encontro teve como objetivo promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, e reforçar a importância da data, que marca o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de expressão, de acordo com a Lei Federal nº 10.436.

A secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, esteve presente na ocasião e destacou a importância da iniciativa. “O trabalho feito em Campinas, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, é fundamental. Esta é uma ação muito importante para a capacitação de educadores, pais e curadores, criando uma rede de apoio consciente e habilidosa em Libras.”

Durante o evento, também foram entregues os Kits Libras ao prefeito de Campinas, Dário Saadi, compostos por livros pedagógicos em Libras para serem distribuídos entre as entidades municipais que atendem este público.

A secretária-executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nedavaska, participou do encontro. “Este evento não é apenas uma celebração, mas um momento essencial para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda enfrentamos na inclusão das pessoas surdas em nossa sociedade. O Governo do Estado tem trabalhado muito para que São Paulo seja acessível a todos, promovendo uma maior autonomia e participação efetiva da comunidade surda em todos os aspectos da vida”, destacou.