Voltar para lista de notícias

Governo de SP inaugura Polo de Empregabilidade Inclusiva em Campinas

Iniciativa do programa Meu Emprego Inclusivo busca beneficiar a empregabilidade das mais de 36 mil pessoas com deficiência em idade produtiva da região e oferecer cursos de qualificação profissional

julho - 2021

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, inaugurou nesta sexta (30) a quinta unidade no estado do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), em Campinas. O espaço está localizado na Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha.

Estiveram presentes no evento a Secretárias de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência), o Subsecretário de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Tatino Jr., representando a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o Prefeito de Campinas, Dario Saadi e a Vice-Presidente da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, Maria Helena Novaes.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Polo de Empregabilidade Inclusiva integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo (http://www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br), que está ancorado em 6 ações: Qualificação profissional e empreendedora; Intermediação de mão de obra; Busca ativa; Habilidade profissional; Emprego apoiado e Entrevista profissional.

“O emprego apoiado traz um novo modelo de atendimento tanto às empresas quanto às pessoas com deficiência que passam a ser contratadas. E este programa aqui em Campinas traz a oportunidade de realizar uma busca ativa dos profissionais com deficiência, como quer o Governador João Doria”, afirmou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Entre as ações do Polo, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inserção das pessoas com deficiência no ambiente corporativo. Durante o evento, representantes das empresas Pirelli e Hotel Vitória assinaram o Termo de Adesão ao programa.

Além disso, ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão, são ações que beneficiam as pessoas com deficiência cadastradas no Polo.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), as pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) de Campinas somam mais de 36 mil pessoas. Até maio de 2021, dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região, apenas 0,52% tinham alguma deficiência.

O atendimento do Polo de Empregabilidade Inclusiva – Campinas acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem início a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto. O espaço está localizado na Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, Av. das Amoreiras, 165 – Parque Italia, Campinas – SP. Mais informações: (19) 3772 9683 e (19) 3772 9699.