Governo de SP lança programa TODAS in-Rede em Lins, e estimula liderança e autonomia de mulheres com deficiência

Iniciativa oferece cursos onlines gratuitos com temas sobre trabalho, liderança, saúde feminina e prevenção à violência

abril - 2024

Autoridades municipais e estaduais perfilados ao final do eventoA Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher (SP Mulher), lançou nesta quinta-feira (18) o programa TODAS in-Rede em Lins. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal da cidade, em parceria com a Prefeitura de Lins.

O TODAS in-Rede, uma iniciativa que teve início em 2020 pela SEDPcD, disponibiliza uma série de cursos online gratuitos focados em temas como trabalho, liderança, saúde feminina e prevenção à violência. Os cursos são projetados para fomentar debates acerca de renda, autonomia financeira, autoestima, independência, direitos e relações interpessoais, entre outros tópicos relevantes. Até o momento, o programa já certificou mais de mil mulheres.

“O programa TODAS in-Rede é um reflexo do nosso compromisso em fomentar o conhecimento e disseminar informações fundamentais a todas as mullheres com deficiência. Estamos muito felizes com a parceria da Prefeitura de Lins e dedicados a fornecer ferramentas que não apenas fortalecem a autonomia financeira e pessoal, mas também promovem uma inclusão social mais ampla e efetiva. Ao apoiar essas mulheres para que alcancem a independência, estamos investindo no fortalecimento de toda a nossa sociedade”, ressalta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Lins, que possui aproximadamente 6,5 mil residentes com deficiência, sendo 4,1 mil mulheres, torna-se a 81ª cidade a aderir ao programa e a segunda na região de Bauru a implementar o TODAS in-Rede. O programa também já foi implementado na cidade de Pirajuí.

“A autonomia e o empoderamento das mulheres com deficiência são fundamentais para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e justa. O programa TODAS in-Rede é mais do que uma plataforma de aprendizado, é um espaço de transformação, onde essas mulheres podem descobrir e desenvolver suas capacidades e reivindicar seus direitos com confiança. Cada mulher que conquista sua independência através do nosso programa é uma vitória para a igualdade e um passo adiante na luta contra a discriminação”, destaca a coordenadora do TODAS in-Rede na SEDPcD, Caroline Reis.

Além de ofertar cursos diretamente para mulheres com deficiência, o programa também capacita profissionais da rede de proteção, como promotores, delegados e outros envolvidos em delegacias e assistência sociais, em cursos que orientam sobre a realização do atendimento adequado em situações de violência contra mulheres com deficiência, preparando-os para lidar com tais casos de forma eficaz. Mais de 300 profissionais já foram capacitados.

Protocolo “Não se Cale”
Impulsionando ainda mais o combate à violência contra a mulher, as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Políticas para a Mulher uniram, em dezembro de 2023, forças para ampliar o alcance do programa TODAS in-Rede. Agora, além dos cursos gratuitos de capacitação, o programa integra também o protocolo “Não se Cale” da SP Mulher, que capacita equipes de diferentes estabelecimentos para agir com eficácia diante de situações de assédio, abuso, importunação ou violência contra mulheres.

Mais informações clicando aqui.