Governo de SP realiza inauguração de Polo de Empregabilidade Inclusiva em Ribeirão Preto

Iniciativa do programa Meu Emprego Inclusivo busca beneficiar a empregabilidade das pessoas com deficiência em idade produtiva da região e oferecer cursos de qualificação profissional

março - 2022

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura do município, inaugurou nesta quarta-feira (23), o Polo de Empregabilidade Inclusiva em Ribeirão Preto.

O anúncio da inauguração aconteceu no PEI Ribeirão Preto e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, além da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira e outras autoridades do segmento e da região. Na ocasião, também foram apresentadas informações sobre as ações que serão realizadas pelo PEI, em prol da inclusão profissional das pessoas com deficiência da região. Além disso, também foram inauguradas as instalações do Centro de Apoio ao Trabalhador e ao Empreendedor de Ribeirão Preto (CATERP) e o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ribeirão Preto (PAT).

O PEI integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

Para auxiliar na contratação de pessoas com deficiência, o PEI realiza ações como busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão.

“Hoje inauguramos um Polo de Empregabilidade Inclusiva no padrão do Governo de São Paulo, do Governador, João Dória e do Vice-Governador, Rodrigo Garcia, que vai ser essencial para a cidade. Um PEI, que junto com o PAT e com o CATERP, vai oferecer oportunidades iguais para todos os cidadãos, inclusive as pessoas com deficiência, por meio do trabalho e da dignidade”, afirmou a Secretária de Estado Célia Leão.

O funcionamento do PEI será com atendimentos presenciais. Mais informações pelo e-mail associacaoribdown@gmail.com ou telefone (16) 3013-5667. O PEI fica localizado na Avenida Dr. Francisco Junqueira, 2625, Jardim Macedo – Ribeirão Preto, a partir do dia 24 de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Conheça a ação e cadastre-se também pelo site: www.empregoinclusivo.sp.gov.br. A operação do PEI será realizada pela Associação RibDown.

De acordo com os dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), o município de Ribeirão Preto soma mais de 22 mil pessoas com deficiência em idade produtiva para o trabalho.