Secretaria lança programa estadual de empoderamento às mulheres com deficiência de Aparecida

Com a adesão ao programa, o município também recebe vagas para o curso de capacitação dos profissionais das Delegacias e Delegacias Especializadas para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações.

outubro - 2021

Nesta sexta-feira (01) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” em Aparecida, interior paulista. A prefeitura e a pasta firmaram parceria com assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Ao aderir ao programa, o município recebe vagas para capacitação dos profissionais das Delegacias e Delegacias Especializadas para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e às mulheres com deficiência a oferta de cursos de incentivo ao empreendedorismo e informações diversas para o exercício da sua autonomia.

“O TODAS in-Rede é um programa que além de beneficiar às mulheres com deficiência, sensibiliza a população em geral para garantir a qualidade de vida e inclusão social dessas mulheres. Este é o trabalho do Governo do Estado de São Paulo, garantir os direitos de todos”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Ela também ressaltou a importância do programa, “em Aparecida cerca de 58% das pessoas com deficiência são mulheres. Mulheres que merecem e precisam ter acesso às informações sobre os seus direitos relacionados a emprego, violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros temas que dão cada vez mais voz às mulheres com deficiência”.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com um alcance de 1,3 mil pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, o Prefeito de Aparecida, Piriquito, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari, a vendedora e mulher com deficiência do município Patrícia Carvalho e os intérpretes de Libras Thiago Quintano e Brunna Alencar.

A Presidente do Fundo Social de São Paulo e Primeira-Dama, Bia Doria, destacou a necessidade de ações de específicas às pessoas com deficiência, “são pessoas que merecem um olhar apurado, com atenção. Aparecida é uma cidade importante que vem realizando ações que transformam a vida das pessoas”.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, até junho de 2021 foram registrados mais de 1,7 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br .
Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .