Secretaria visita Centro Especializado de Autismo em Dois Córregos

Encontro teve como objetivo conhecer as instalações e os usuários do equipamento

março - 2024

Volutário do Centro com camiseta verde, junto com o secretário de camisa branca do lado esquerdo; ao lado direito o prefeito e a primeira-damaNesta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Secretário Marcos da Costa, visitou o Centro Especializado de Autismo (CEA) Elizabeth Aparecida Nais Meneghetti, no município de Dois Córregos. Acompanharam a visita junto do secretário, o prefeito Ruy Favaro e a primeira-dama Natália Favaro.

O secretário conheceu de perto o trabalho realizado pelo CEA e as solicitações da comunidade local. O munícipio de Dois Córregos é um dos poucos no Estado que oferece um espaço dedicado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando o compromisso do município com a inclusão e o bem-estar de todos os seus cidadãos. Durante a visita, foi protocolada uma solicitação da associação da região.

“Foi emocionante conhecer de perto o trabalho realizado no Centro Especializado de Autismo de Dois Córregos. Ver o empenho e dedicação da equipe, assim como a importância desse espaço para a comunidade, reforça nossa determinação em garantir cada vez mais acessibilidade e oportunidades em todo o estado”, ressaltou o secretário Marcos da Costa.

Além da visita ao CEA, o secretário também inaugurou o playground adaptado para pessoas com deficiência da região, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão e acessibilidade em todas as esferas da sociedade.

Centro TEA
Em setembro do ano passado, o Governo do Estado de São Paulo promulgou a Lei Nº 17.744, que autoriza a criação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criação de um Centro de Referência pela SEDPcD está em fase de estudos, com equipes dedicadas no levantamento de informações a nível nacional e internacional sobre equipamentos nesta temática já existentes. A SEDPcD também tem dialogado com entidades, sociedade civil e outras secretarias estaduais que contemplam o tema para definir o melhor modelo de implantação.