São Bernardo do Campo recebe lançamento regional do Programa “TODAS in-Rede”

Evento online da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência contou com a participação de autoridades e espectadores para parceria entre a pasta e o município

agosto - 2020

Nesta terça (11), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou no município de São Bernardo do Campo (SBC), o programa TODAS in-Rede. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções por meio de live transmitida nas redes sociais do InclusãoSP.

Cerca de 200 espectadores acompanharam a transmissão acessível com intérprete de libras e legendas. Marcaram presença no evento online a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, a Secretária de Educação de São Bernardo do Campo, Silvia de Araújo Donnini, representando o Prefeito Orlando Morando, a Diretora de Departamento da Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de SBC, Mariane Sant’Ana, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Dra. Jamila Jorge Ferrari e a Deputada Carla Morando, que também falaram sobre o programa e temáticas relacionadas às mulheres com deficiência.

“Um dos objetivos deste Programa é alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres com deficiência. Hoje é São Bernardo do Campo que está aderindo, mas é um pedido do Governador João Doria levar o TODAS in-Rede a todo o estado.”, declarou a Secretária Célia Leão.

Durante o evento, a Secretária de Educação de SBC, Silva Donnini, confirmou a importância do programa para as mulheres com deficiência do município. “Com a honra que o Prefeito me deu de representá-lo nessa live, digo com alegria e prazer em estar aqui e receber mais esse trabalho firme de São Bernardo do Campo, não só na proteção, mas na valorização das mulheres com deficiência”, disse.

O município recebeu vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de SBC para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD) com a adesão ao programa, além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede da SEDPcD visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando a autonomia dessas mulheres em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Com as ações previstas no programa, está sendo constituída uma rede virtual de mulheres com deficiência, de forma a retirá-las da invisibilidade de anos, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site ( https://www.todasinrede.sp.gov.br )

Para assistir a transmissão, acesse: