Voltar para lista de notícias

Programas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência são destinados às mais de 495 mil pessoas com deficiência na região de Campinas

Pasta estadual já encaminhou mais de 700 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, capacitou mais de 200 mulheres com cursos de empoderamento feminino, instalou cerca de 460 equipamentos adaptados em 81 municípios, prestou atendimentos a mais de 700 mil pacientes em reabilitação física/motora e capacitou mais de 120 profissionais em cursos de modalidades paralímpicas

abril - 2023
Mais de 495 mil pessoas com deficiência dos 90 municípios que integram a região de Campinas têm à disposição ações e programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como prioridade estruturar e viabilizar ações que promovam a inclusão e acesso aos direitos deste público.
“Os programas da Secretaria tem como frente principal promover uma sociedade sem capacitismo, resgatando a dignidade das pessoas com deficiência e permitindo que elas tenham todos os direitos e deveres garantidos em sua vida cotidiana”, afirma o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI)
A região dispõe de dois Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), localizados nos municípios de Campinas e Piracicaba. Desde 2021, mais de 700 pessoas com deficiência já foram encaminhadas a 50 empresas cadastradas.
As unidades fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo, criado em 2019, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional deste público no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos PEIs para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento dessas pessoas, além de oferecer suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas. Mais informações no site: http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/
Programa Cidade Acessível
O Programa Cidade Acessível prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios se tornem mais inclusivos. Em toda a região de Campinas, 81 municípios receberam 460 equipamentos, como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas, playgrounds adaptados, vans adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.
A cidade de Campinas, especificamente, recebeu três vans adaptadas da Secretaria. Cada van comporta nove passageiros e possui três lugares exclusivos para cadeiras de rodas, além de sistema de elevador para acesso da cadeira de rodas ao interior do veículo, ar-condicionado, fixadores e cintos de segurança para todos os passageiros.
TODAS in-Rede
Mais de 200 mulheres com deficiência de 26 municípios de Campinas já foram beneficiadas com o programa TODAS in-Rede, criado em 2020. Através de cursos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, o programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.
Os municípios que aderiram ao programa são Americana, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Cosmópolis, Holambra, Itapira, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Várzea Paulista.
Rede de Reabilitação Lucy Montoro
Com 13 anos recém-completados do funcionamento do serviço da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Campinas, mais de 701,2 mil pacientes de toda a região já foram atendidos.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro presta um serviço especializado para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Esse atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formada por médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. Ao todo, a rede conta com 20 unidades estrategicamente posicionadas em todo o estado de São Paulo.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Mais de 120 profissionais já foram capacitados em cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Paralímpico na região de Campinas. A ação fomenta o esporte paralímpico de base no Estado e capacita professores de Educação Física da rede pública e privada, entidades e clubes, em quatro dias de treinamento. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e em parceria com a Secretaria de Esportes.
No curso, são aplicados conhecimentos teóricos e práticos, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em oito modalidades: atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.