Encontro regional “Inclusão Mais Perto” acontece em Itatiba e região para debate de políticas públicas às pessoas com deficiência

Evento reuniu cerca de 130 pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

novembro - 2021

Nesta terça-feira (16) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto” para representantes de Itatiba e região, totalizando oito municípios. O evento presencial aconteceu na Câmara Municipal de Itatiba e reuniu cerca de 130 pessoas.

O encontro teve como propósito levar informações sobre as pessoas com deficiência da região e apresentar os programas da Secretaria para que incentivem as políticas públicas inclusivas nos municípios de Itatiba, Morungaba, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Amparo. Além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Só aqui na região existem cerca de 32 mil pessoas com deficiência, estamos aqui para apresentar ações do Governo de São Paulo para esse público. É uma orientação do Governador do Estado de São Paulo, João Doria, que todas as pessoas sejam atendidas para que possam obter os seus direitos de forma digna”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Durante o evento presencial e acessível, com intérprete de libras, estiveram presentes os prefeitos e representantes de cada munícipio e também foram apresentados dados quantitativos e qualitativos da região, visando à implantação de mais ações de incentivo à inclusão nos municípios.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Itatiba e região somam em aproximadamente 32 mil. Desse total, 38% são pessoas com deficiência visual, 32% com deficiência física, 17% deficiência intelectual e 16% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18mil mulheres com deficiência na região em comparação com os homens com deficiência.