Guará recebe lançamento regional do programa “TODAS in-Rede”

O município recebe vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher e libras EaD, além de cursos de empreendedorismo feminino entre outras ações

fevereiro - 2021

Nesta quinta-feira (25), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa TODAS in-Rede no município de Guará. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria, PessoaComDeficienciaSP.

A transmissão, acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 200 espectadores. Além da Secretária Célia Leão, participaram do evento online o prefeito da cidade Vinicius Engenheiro, Maura Moreira, a vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guará, Carmen Barbosa, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Guará, Ângela Paulino que é assistente Social do Fundo Social de Solidariedade de Guará e a intérprete de libras Nara Oliveira.

“O Governo de São Paulo promove ações em todas as regiões do Estado, Guará e a região também deve pensar a questão das pessoas com deficiência, em especial as mulheres com deficiência”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Ela frisou a importância de levar a ação para a região, “A cidade de Guará tem hoje pela Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mais de 2 mil pessoas com deficiência, 10,4% da sociedade de Guará com algum tipo de deficiência, mais da metade desse número são mulheres”, destacou.

“A deficiência não deve ser um limitador na vida das mulheres com deficiência, por isso levamos esse programa às regiões, queremos empoderar e emancipar as mulheres com deficiência, dando liberdade de escolha para elas”, finalizou a Secretária.

Com a adesão ao programa, o município receber vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Guará para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do TODAS in-Rede.

“Obrigado por ter contemplado Guará com esse projeto, o TODAS in-Rede não é só para o município, vai abranger toda a região. Vamos colocar a mulher com deficiência e todas as pessoas com deficiência à frente de nossa gestão”, declarou o prefeito, Vinicius Engenheiro.

TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados do IBGE 2010, em São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado, 2019, foram registrados mais de 4 mil boletins de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SP.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site https://www.todasinrede.sp.gov.br .
Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .