Residências Inclusivas

O que é?
É um serviço de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social. O serviço é mantido pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a gestão é feita por Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A residência atende pessoas com deficiência a partir dos 18 anos em situação de dependência, sem condições de autossustento e sem retaguarda familiar.

Diferentemente dos abrigos, a residência inclusiva é uma casa inserida na comunidade, de padrão similar ao de uma residência familiar. O objetivo é romper com estigmas segregadores de atendimento, garantindo a este público atenção personalizada e condições mais dignas de acolhimento.

Quem pode participar?
O atendimento se destina a jovens a partir dos 18 anos e adultos com deficiências intelectuais, como síndrome de Down, e outras cognitivas leves ou moderadas, que tenham os vínculos familiares fragilizados ou totalmente rompidos e que não disponham de autonomia de moradia e renda, sem qualquer retaguarda familiar.

Onde busco informações?
Para mais informações sobre o serviço no Estado de São Paulo e como acessá-lo, os cidadãos devem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo de suas casas.