Voltar para lista de notícias

Polo de Empregabilidade Inclusiva de Lorena promove mutirão de laudo caracterizador para ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ação acontece em 5 de maio e vai viabilizar laudo formal para pessoas com deficiência a partir de avaliação clínica e funcional; inscrições vão até 1º de maio

abril - 2023

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá promover, em 5 de maio, um mutirão para a emissão de Laudos Caracterizadores de Deficiência realizado pelo Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Lorena em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), com foco no acesso e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Poderão participar todas as pessoas com deficiência da região do Vale do Paraíba.

O Laudo Caracterizador de Deficiência está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). O documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio.

“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A ação integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

Interessados devem realizar o pré-agendamento para atendimento até o dia 1º de maio por meio do link https://forms.gle/Rduq83tvGFn5crUk6. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail peionline.lorena@itsbrasil.org.br.

Serviço
Mutirão de Laudo Caracterizador – PEI Lorena
Data e horário: 5 de maio, das 8h30 às 12h
Pré-agendamento até 1º de maio: https://forms.gle/Rduq83tvGFn5crUk6
Dúvidas: peionline.lorena@itsbrasil.org.br