Voltar para lista de notícias

Secretaria apresenta máscara de três camadas com visor que não embaça durante comunicação acessível

Modelo diferenciado foi pensado para diminuir dificuldades na comunicação com o público com deficiência auditiva. Workshop para transferência desse conhecimento está previsto para setembro

agosto - 2021

Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou durante evento on-line, a máscara com visor. Desenvolvida em parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen, a ONG Divina Agulha e a BASF, a máscara tem o objetivo de facilitar o atendimento à pessoa com deficiência auditiva ou com alguma outra dificuldade que necessite da leitura labial ou mesmo das expressões faciais.

Aprovada, com validação técnica da sua capacidade protetiva do Dr. Eduardo Medeiros, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico infectologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a máscara conta com uma camada de tecido de algodão interna, dupla camada de poliéster na parte externa, um visor transparente (filme transparente polímero) antiembaçante e clipe nasal para ajuste no nariz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as máscaras de tecido tenham três camadas, sendo que a camada externa seja de poliéster para ter uma característica impermeável, a do meio um filtro tipo de polipropileno (fibra sintética) e interna de algodão ou tricoline para absorver água ou umidade.

“Estamos reunidos hoje para apresentação de uma grande e importante tecnologia em tempos atuais. É preciso difundir em larga escala o uso da máscara com visor, pois só assim vamos quebrar as novas barreiras de inclusão das pessoas com deficiência auditiva”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Pensando na pandemia da COVID-19 e seus protocolos sanitários, a apresentação da máscara contou também com o anúncio de um novo Workshop com o intuito de promover ações de transferência de conhecimento, bem como a criação da máscara e suas particularidades.

As máscaras de tecido cumprem adequadamente sua função em ambientes comunitários bem ventilados, especialmente as produzidas com visor, pela sua importância social, na comunicação e no aprendizado.

A máscara com visor pode ser adquirida por meio do site Costurando o Futuro (https://www.costurandoofuturo.org.br/).