Sete cidades do interior paulista recebem programa estadual de empoderamento às mulheres com deficiência

Com a adesão ao programa, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista recebem vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações

julho - 2021

Nesta quarta-feira (12) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa “TODAS in-Rede” em sete cidades do interior paulista. As prefeituras e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Ao aderir ao programa, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista recebem vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de ensino à distância (EaD) de Libras, além de divulgar as campanhas educativas do “TODAS in-Rede”.

“Como quer e orienta o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, estamos aqui para garantir a qualidade de vida e inclusão social das mulheres com deficiência de cada cidade aqui presente”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Ela também ressaltou a importância do programa, “o TODAS in-Rede tem o objetivo de empoderar e emancipar as mulheres com deficiência do estado de São Paulo. Somando as mulheres com deficiência dos sete munícipios que hoje firmam a parceria com a Secretaria, são mais de 25 mil. mulheres”.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com um alcance de 2,1 mil pessoas. Além da Secretária Célia Leão, participaram a Presidente do Fundo Social e São Paulo e Primeira-Dama, Bia Doria, a Prefeita de Jarinú, Débora Prado, o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o Prefeito de Louveira, Estanislau Steck, o Prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, o Prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, o Prefeito de Cabreuva, Antonio Carlos Mangini, o Prefeito de Campo Limpo Paulista, Dr. Luiz Braz, a Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Ferrari e a intérprete de libras Nara Oliveira.

A Presidente do Fundo Social de São Paulo e Primeira-Dama, Bia Doria, destacou a necessidade de ações de específicas às pessoas com deficiência, “são pessoas que merecem um olhar apurado, com atenção e sempre procurar não esquecer delas, checar se os municípios têm acessibilidade e todas as outras questões que a gente conhece”.

TODAS in-Rede

O programa “TODAS in-Rede”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br ), no estado de São Paulo existem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado (2020) foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.

Para conhecer melhor o programa, basta acessar o site www.todasinrede.sp.gov.br .
Para assistir a transmissão, acesse: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos/ .